Informações uteis pra você se manter atualizado

Quando fazer calor ou gelo?

Esta é uma dúvida que sempre aparece no consultório. O uso do gelo ou do calor é muito comum no dia a dia, seja como um coadjuvante para o tratamento de lesões (entorses, traumas, lesão muscular, contraturas), seja para aliviar dores e tensões do dia ou  ainda, nos pós operatórios (como controle para dor e edema, diminuição dos sinais pró inflamatórios). Ambas as técnicas são baratas, acessíveis e eficazes, porém devemos ter alguns cuidados.

Você sabia que, dependendo do tipo de lesão e da fase que ela se encontra, podemos utilizar um ou o outro e, ou os 2 fazendo uma técnica que chamamos de contraste?

De uma forma geral:

*Calor:* O calor é usado para aliviar a dor crônica, aumentar a flexibilidade e melhorar a circulação sanguínea. O calor tem um efeito de aumentar a temperatura tecidual e o metabolismo, sendo um vasodilator, o que ocasiona um aumento do fluxo sanguíneo para a área afetada  e consequentemente ele ajuda a relaxar os músculos tensos e dolorosos. O calor é útil para lesões mais antigas e crônicas, ou quando há dor crônica, rigidez e dificuldade para se movimentar. Muitas vezes utilizamos o calor para melhorar a maleabilidade do tecido e para preparar para alguma atividade física.

*Gelo:* O gelo é usado para reduzir a dor, o inchaço e a inflamação. O frio tem um efeito anestésico e vasoconstritor, o que significa que ele reduz a sensação de dor e ajuda a diminuir e controlar o inchaço ao constringir os vasos sanguíneos. Costumamos dizer que ele age não deixando agir, pois ele, ao diminuir a temperatura tecidual, diminui o metabolismo e consequentemente, diminui o processo inflamatório. Assim ele controle e diminui a dor e o inchaço. É importante usar o gelo logo após uma lesão ou cirurgia, sempre de forma precoce, para justamente impedir que a dor e o inchaço aumentem. Atualmente evoluímos dos sacos de gelo, compressas, etc.. pois possuímos uma máquina (GAME READY) que é capaz de gelar, manter a temperatura fria por mais tempo e , ainda por cima, comprimir: o que ajuda e diminuir o inchaço. Muitas vezes usamos a GAME READY após atividades vigorosas (naquelas pessoas que já tem alguma lesão prévia) ou nos pós operatórios imediatos ( não deixa aumentar o inchaço e pela compressão da máquina ajuda a diminui – lo).

Então, como via de regra geral: Gelo para processo agudos e com sinais inflamatórios presentes ( calor, vermelhidão, inchaço, limitação funcional e latência na região); Calor para processos crônicos, sem sinais de inflamação aguda, inchaço mais “duro”, contraturas musculares…

Em uma fase mais crônica, pode ser utilizado tanto calor, como gelo , principalmente quando for para diminuir a dor, dependerá da preferencia do paciente.

Tempo recomendado: É recomendado aplicar por 15 a 20 minutos de cada vez e fazer intervalos de no mínimo 1 hora entre as aplicações.

Contraste: é a aplicação de gelo e calor intermitentemente, ou seja, um e logo após o outro. Esta técnica cria o que chamamos de um bombeamento, pois calor vasodilata e o frio vasoconstringe. É muito utilizada para recuperação após atividades intensas a fim de evitar a dor muscular tardia, e para ajudar a drenar inchaços mais crônicos e rígidos.

É sempre indicado consultar um profissional da saúde antes de começar qualquer tratamento, especialmente se você tem alguma condição médica pré-existente ou se estiver tomando algum medicamento.

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!