Informações uteis pra você se manter atualizado

GUIA DA TERAPIA MANUAL: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TÉCNICA

A Terapia Manual se tornou um importante componente na intervenção de doenças ortopédicas e neurológicas. Os primeiros documentos sobre terapia com as mãos foram encontrados na China Antiga e em escritos que constam em paredes do Egito com cerca de 15 mil anos e serviram de base para o desenvolvimento da grande maioria das técnicas atuais. Esta técnica, definida como uma subespecialidade da fisioterapia traumato-ortopédica, está se tornando cada vez mais popular com resultados bastante positivos.

O que é a Terapia Manual?

A Terapia Manual é uma das ferramentas da fisioterapia que consiste na aplicação de técnicas com as mãos sobre o corpo do paciente, com o objetivo de promover o retorno da função normal dos seus sistemas. Todas as pessoas podem se beneficiar das técnicas que a Terapia Manual oferece e não precisa estar doente ou com alguma disfunção para solicitar o atendimento de um fisioterapeuta que trabalha com esta ferramenta.

Várias abordagens ou técnicas da Terapia Manual evoluíram com o passar dos anos e são muito aplicadas, para o trabalho de condições clínicas neuromusculoesqueléticas, englobando articulações, músculos, fáscia e sistema nervoso periférico. As modalidades que um terapeuta manual utiliza em seus atendimentos são: mobilização articular, manobras miofasciais, manobras neuro meníngeas, cadeias musculares, terapia crânio-sacral  e terapias viscerais.

Para entendermos como funciona e quais objetivos alcançados através da Terapia Manual, precisamos saber que a base da especialidade é o conhecimento da anatomia, principalmente a anatomia musculoesquelética.

Fonte: Guia da Terapia Manual: tudo que você precisa saber sobre a técnica (blogfisioterapia.com.br)

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp

Posts Recentes

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Aceitar