O joelho é uma das articulações mais comumente lesionadas. Isso ocorre por ser uma região que está envolvida em grande parte dos gestos diários e também por ser uma das primeiras estruturas a absorver o impacto das forças de reação do solo. Ele é considerado uma das mais complexas estruturas anatômicas do corpo humano, com seus vários componentes que desempenham diferentes funções. Quando há desequilíbrio ou quando a função desta articulação é comprometida, pode-se desencadear lesões nesta estrutura, como é o caso da lesão no menisco.
Além disso, como o joelho é uma articulação intermediária, localizada entre o quadril e o tornozelo, problemas nestas duas áreas podem gerar consequências na função do joelho, interferindo na sua integridade.
Dentre as lesões que podem ocorrer, a lesão no menisco é a mais comum e, tanto ela quanto as outras lesões, podem ser muito incômodas devido aos sintomas, como é o caso da dor, das crepitações, dos travamentos, da sensação de instabilidade e da dificuldade de realizar atividades físicas.