Informações uteis pra você se manter atualizado

Cirurgia Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a importância do pré-operatório na reabilitação

Se você pratica esportes e tem indicação cirúrgica para reconstrução do LCA, não se preocupe, nós sabemos como te ajudar a retornar à prática esportiva!

As lesões de ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) estão associadas principalmente aos esportes que contenham giros e saltos em suas ações, impactando significativamente nos joelhos dos praticantes.  Geralmente o mecanismo de trauma acontece após um movimento rotacional, ou uma queda de um salto. A entorse no joelho pode lesionar o ligamento cruzado anterior, causando inchaço, dor, instabilidade e limitação funcional.

É comum ouvir o relato dos pacientes referindo escutar um estalo dentro do joelho no momento da lesão, e imediatamente os primeiros sinais e sintomas começam a aparecer. O diagnóstico pode ser feito por meio de testes clínicos específicos e exames de imagem. Se o diagnóstico confirmar Ligamento Cruzado Anterior (LCA), existem dois tipos de tratamentos: reconstrução do ligamento cirurgicamente (indicado principalmente para esportistas de modalidades de contato, saltos e giros) ou tratamento conservador.

Em ambos existe a necessidade de realizar Fisioterapia.

E qual seria o objetivo da Fisioterapia? Bom, essa pergunta está relacionada ao sucesso de ambos os procedimentos. A Fisioterapia tem como objetivo restaurar a função do joelho nos mesmos níveis de anteriores à lesão.

Independente da escolha do tratamento pelo paciente, é necessário iniciar a Fisioterapia o mais rápido possível, com o intuito de diminuir os sintomas, evitar a rigidez articular e a inibição do quadríceps. Essas sequelas podem se tornar permanentes se não forem tratadas, gerando limitações funcionais, dor crônica, instabilidade do joelho (falseio) e danos em outras estruturas internas do joelho.

Escolheu realizar a cirurgia? Sem problemas!!!! Em nossa metodologia dividimos o processo de reabilitação em diferentes fases. Nosso protocolo inicia já no pré-operatório. A diminuição do inchaço causado pelo trauma, o ganho de amplitude do joelho e a restauração da força e controle muscular, melhoram a condição para o procedimento cirúrgico, trazendo ótimos resultados para o pós-operatório, tornando-o RÁPIDO E MENOS SINTOMÁTICO.

Portanto é FUNDAMENTAL iniciar a reabilitação já antes da cirurgia e assim alcançar os resultados desejados. Realizei a cirurgia! E agora? Agora deixe-nos te ajudar com nossa experiência de mais de 20 anos com atletas de alto nível. Temos a alegria de ter ajudado muitos atletas a retornarem aos seus esportes com confiança e sem sequelas.

A Physio Prime está pronta para te ajudar! Contamos com profissionais experientes em reabilitação do joelho assim como uma estrutura completa para alcançarmos os resultados desejados. Entre em contato conosco! Marque uma avaliação! E volte a praticar seu esporte!

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!